+ info

+ info

As orações vão "migrar" para a Liturgia das Horas.  Acho que talvez porque o Ofício divino das comunidades tenha sido feito para rezar em um grupo reunido, fica complicado demais organizar diariamente as duas orações - mas a lentidão do meu computador ainda é o maior empecilho. 

Na Liturgia das Horas as duas orações principais são as Laudes de manhã e as Vésperas de tarde, mas o meu interesse é rezar "menos formalmente", o que não dá pra fazer com a Liturgia das Horas. Então eu vou rezar as horas menores: de manhã o Ofício das Leituras, e no final da tarde, as Completas, que é uma oração pensada para a hora de dormir (apesar de para mim ser quase todos os dias a hora de ir trabalhar).

A Liturgia das Horas não tem a recordação da vida, então no lugar disto vou colocar ou alguma citação de santo, papa, de algum trabalho de teologia, etc. Quando eu não conseguir encontrar nada, não vai nada no lugar.

O que justificava ter um site era a parte da recordação da vida. Como não vai ter mais, também não precisa mais de site, então este site vai parar de ser atualizado, e as orações vão ficar onde estão, no Spotify, no Youtube Podcasts e no Substack (onde eu aviso se forem para outro lugar, porque sabe-se lá até quando os donos dessas coisas vão manter elas de graça). 

---//---

31/03: Domingo de Páscoa

O Ofício divino das comunidades é uma derivação da Liturgia das Horas um pouco mais simplificada. Pensado para ser preferencialmente rezado em comunidade, este ofício pode ser rezado individualmente (o que não impede ninguém de ao menos procurar alguma oportunidade de rezar comunitariamente). É provável que eu esteja esquecendo um ou outro elemento do Ofício, porque apesar de ser mais simples do que a Liturgia das Horas, também tem as suas complexidades.
Isto é mais ou menos o que eu entendi. Maiores e melhores explicações estão aqui.

Oração de hoje:

Dias anteriores: pasta no google drive 


Créditos:

Música na chegada: Sedative de Lesfm no Pixabay (até 13/01 era Angelical Pad por Luca Di Alessandro no Pixabay); para inserir a música no áudio eu uso o app do BandLab (desvirtuando um pouco o escopo do aplicativo/site, que parece ser mais voltado para música).

Roteiro das orações conforme estão no Ofício Divino das Comunidades (Paulus, 2018). Os cânticos de Maria e de Zacarias (respectivamente: Lucas 1, 46-55 e Lucas 1, 68-79) eu omito durante a semana. Os textos da Recordação da Vida, que rezando presencialmente é um momento de reflexão e de conexão entre a oração e a vida diária (eu acho), tem suas fontes indicadas logo abaixo, seja por um link, seja por uma referência bibliográfica.

As leituras que não estão indicadas no livro eu as copio da Edição Pastoral da Bíblia online.

As orações coletas, quando substituo pela oração que está no livro de orações, eu copio do app iLiturgia (que eu uso desde quando era de graça, porém de procedência meio duvidosa¹, e atualmente é co-editado pela CNBB, mas agora é pago).

O texto da recordação da vida está creditado onde ele estiver escrito. Se estiver disponível na Internet vou linká-lo no post deste blog, às vezes alguns dias depois do dia em que ele estiver na oração (algumas referências estão no google docs, nos links abaixo; dá pra consultar também no link para o google drive ali em cima): 

|sobre o período da Quaresma| do dia 7/2 (inclusive) em diante as referências e links que houver estão nas postagens deste blog (e arquivadas neste link, do dia 07/03 em diante, aqui, entre 17/02 e 07/03 perdeu-se por aí e eu não sei onde está; do dia 31/03 em diante vão estar na postagem do Substack, enquanto houver Substack e ele for gratuito) | 06/02 M / T | 05/02 M / T | 04/02 M / T 

03/02 T / M: […] sábado de manhãzinha, no alto do cerrito de Tepeyac, a Virgem aparece ao indígena Juan Diego e pede-lhe para ir ao bispo Zumárraga e solicitar dele a construção, naquele lugar, de um templo, onde ela possa escutar os sofrimentos dos pobres e levar-lhes socorro […]. C. Boff. Mariologia Social, p. 245 (com algumas adaptações). 

02/02 (Exortação apostólica de S. João Paulo II) | 01/02 (Religión Digital) | 31/01 (Wikiquote) | 30/01 (Ângelus)

¹ Assim como este site. Mas tudo o que está nos áudios vem do livro do Ofício Divino das Comunidades e do que está creditado acima.


Spotfy | youtube


Encarnações² anteriores: tumblr / beehiiv / wordpress 

² A doutrina católica sobre reencarnação não se aplica, obviamente, aos sites.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário